Documento sem título

Catarata

A catarata decorre da opacificação de uma lente que possuímos dentro do olho. Essa lente, enquanto transparente, é chamada de cristalino, localizada atrás da íris, a parte pigmentada de nossos olhos.

Essa opacidade pode ser resultante de várias causas: congênita, traumática, por infecção intra-ocular, uso de medicamentos, doenças sistêmicas e principalmente pela idade.

Os sintomas decorrentes da catarata referem-se a diminuição da visão, de forma gradativa. Há casos em que a perda da visão ocorre de maneira mais rápida. A visão embaça, principalmente em ambientes iluminados, causando sensação de névoa, com dificuldades na visão à distância. Em algumas formas a catarata induz ao aumento da miopia.

O seu diagnóstico é feito através do exame oftalmológico. Raramente consegue-se ver a catarata a olho nu. Pelo exame constata-se se a baixa visual encontrada é decorrente da catarata ou por outro motivo.

A catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo. Para melhorar a visão é necessária a realização da cirurgia onde se remove o conteúdo do cristalino, mantendo-se sua cápsula. Dentro deste saco capsular implanta-se uma lente, chamada lente intra-ocular, que corrige o grau que a pessoa eventualmente utiliza em óculos. Pessoas com alto grau de miopia ou alto grau de hipermetropia podem deixar de utilizar a correção para longe após a cirurgia. Atualmente há lentes intra-oculares que corrigem também o grau para perto. Essas lentes são utilizadas em casos que atendam certas normas para sua utilização.

A cirurgia está indicada quando a diminuição da visão afeta as atividades diárias das pessoas.

O procedimento cirúrgico é realizado com um equipamento de ultra-som através de uma incisão bastante pequena (2,75 mm). Com as novas tecnologias, a tendência é que essas aberturas tornem-se menores ainda, aumentando a segurança da cirurgia, propiciando um tempo menor de recuperação da visão.

Degeneração Macular

Descolamento de Retina

Facoemulsificação

Lente Intra-Ocular